sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROFECIAS CONTRA Amom (Ez 25,17)


As discórdias entre os israelitas e os amonitas, eram desde o início da monarquia em Israel, Naás o amonita vem contra os Israelitas de Jabes Gileade para destruí-los, então Saul ajunta homens para a guerra e assim vence a guerra. (1Sm 11,1-11)
Então a investida da babilônia era o momento oportuno para se vingarem, porém esta vingança não tinha justificativa, pois Saul não destruiu a cidade dos amonitas, nem matou mulheres e crianças, assim Israel no exílio tinha motivos para pedir a punição daqueles que se aproveitaram da sua fraqueza, ajudando a Babilônia a cometer horrores.
Não bastasse a colaboração dos amonitas, para com a Babilônia na destruição de Israel, os filhos de Amom invadiram as terras pertencentes a Israel e habitou ali (Jr 49,1-2). Então a jurisdição de Amon, não sofreu danos com a invasão babilônica, talvez pelo fato de terem colaborado na invasão, o profeta Jeremias permite nos entender que mesmo, aos arredores de Amom só existia miséria e destruição, os amonitas tinham, uma boa economia e bons tesouros (Jr 49,4). No entanto a mensagem é (Eis que eu trarei terror sobre ti ,e cada um de vós será lançado em frente de si, e não haverá quem, recolha os fugitivos”. (Jr 49,5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário