quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ensaio Crítico



Texto: Liturgia Ontem e Hoje
Autor: Gregório Lutz



O Texto é de fato objetivo em trazer o conceito de símbolos e seus aspectos antropológicos, a relação do símbolo na historia das religiões e o que mais me chama a atenção e a realidade da liturgia sem linguagem falada e sim através dos símbolos no espaço do culto e do cotidiano sem que a liturgia perca suas funções e valores, pontos relevantes como a santidade da humanidade e a glorificação de Deus através do corpo como símbolo. Corpo que pensa, que se alegra e se entristece, sente prazer e sente dor.

Gregório chama a atenção para a eucaristia, em particular trazendo o significado da presença de Cristo “A ação sagrada diante de nossos olhos não se realiza por força humana”. Citação de João Crisóstomo (pp.26) entre vários autores de peso, nomes como de Paul Tillich e Guardini. A festa da comunidade momento de se alegrar e estar-à-vontade sentir-se livre e a convicção da salvação que Cristo nos traz.


Para nosso debate e Reflexão.

Em nossos dias quais são as características dos símbolos e em nossa liturgia na dinâmica do Culto Cristão?

Quais os elementos que podemos utilizar para a realização de um verdadeiro Culto Cristão? Levando em consideração nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário