segunda-feira, 22 de junho de 2009

A palavra de Deus agindo na família




Colossenses 3:18- 21

Introdução


A família é a mais antiga e resistente instituição que há no mundo. Isto se deve essencialmente há sua origem divina, pois foi Deus que a formou! No livro de Gênesis está registrado o motivo que levou o Senhor a criá-la: completar a felicidade do Homem (veja Gn 2. 18). Portanto, sua existência tem uma razão especial de ser, permitir ao homem desfrutar bênçãos, por exemplo: Ter um lugar de refúgio, um lugar de repor suas forças, desenvolver o amor (compartilhar e receber) etc. Mas para que isso aconteça de uma maneira ampla e duradoura, o homem deve permitir o amoroso controle de Deus sobre a sua família.

Proposição: A família bem sucedida é aquela que adota o padrão de Deus como regra de conduta.

I-O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA.
Sendo a família uma idéia de Deus e não do homem, somente as escrituras estão autorizadas a conceituá-las adequadamente e a regulá-la, isto é, o seu perfeito funcionamento depende de diretrizes traçadas pelo seu Criador (veja Salmo 127.1).
O que vai determinar em questões de qualidade da vida familiar é se fazemos ou não da bíblia a nossa regra de fé e prática. Jesus afirmou que se a nossa casa ( conceito amplo de família) estiver sobre a rocha, ela nunca será destruída (veja Lc. 6:46- 49), ou seja, se nos adequarmos ás regras, preceitos e mandamentos de Deus, conseguiremos resistir ao tempo e ao espaço.
Em linhas gerais a Escritura determina o seguinte para a família: 1- O marido como cabeça da mulher (veja 1 Corintios 11.3 ) Como assim, o cabeça? É o líder espiritual do lar, que propicia segurança e estabilidade emocional. Deve exercer sua autoridade com amor e sensibilidade, e também educar os filhos “... na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef. 6.4).
1- A mulher se submete ao marido como a Igreja se submete á Cristo (Ef 5.22) e junto dela educa os filhos “... sob disciplina, com tudo respeito” (1 Tm 3.4), com sabedoria para que não fiquem desanimados” ( Cl. 3.21).
2- Os filhos obedecem aos pais, pois isto é justo (Ef 6.1).

II-O PERIGO DAS INVERSÕES DE VALORES.
A família sem “alicerce” está solta, vulnerável, frágil, pois vive a mercê influências ou “ventos” de modismo dominante. Está é a razão de observarmos o desastroso número de separações conjugais, violência doméstica, de crianças desencorajadas etc.
A maior dos problemas familiares ocorre em conseqüência a desobediência a palavra de Deus, por exemplo: as discussões, ofensas, gritarias são vencidas pela o fruto do Espírito( Gl 5.22-23 ). Podemos afirmar que a falta de longanimidade, tolerância, paciência e amor combinado com a humildade ( perdão) dentro de muitos lares, é a razão de tanta destruição, uma vez que essa qualidades são indispensáveis para uma boa convivência familiar.
Os valores se invertem quando o ambiente familiar está impregnado de mundanismo, carnalidade (TV, músicas e vídeos profanos, etc) e deixa de ser uma continuação da igreja; é preciso resgatar a oração e a leitura da bíblia no lar, o culto familiar. O louvor produz uma atmosfera espiritual ideal para harmonizar as relações familiares, pois Deus habita nos louvares (Sl 22.3) e onde Deus habita a justiça, paz e a alegria no Espírito Santo reinam (Rm 14.17).

III O RESGATE FAMÍLIAR.
A falta de parâmetros bíblicos torna um lar alvo fácil do diabo, e em conseqüência disso as várias áreas do casamento e do relacionamento entre pais e filhos se quebram causando o caos familiar. Por esse motivo a restauração da família só poderá acontecer quando: 1- quando houver abandona do modismo e das formas de pensar e agir próprios do mundo, pois: “... a aparência deste mundo passa” (1 Co 7.31) e fazemos isso renovando a nossa mente pela palavra de Deus( Rm 12.2).
Por esta razão, se faz necessário estabelecer convicções espirituais fortes e firmes em temor a Deus vivendo uma vida eficaz espiritual para resistir o pecado.
3- Todos devem assumir seus papéis determinado por Deus nas Escrituras marida e mulher, pais e filhos (Colosenses 4.1-4), esse é o modelo de família nos padrões Divinos, uma verdadeira fonte de apoio afetivo e segurança para todos.
Além de tudo o que já foi dito, podemos avaliar o grau de qualidade do relacionamento familiar pela a existência ou não de três elementos básicos:
1. Prioridade claramente determinada, pessoas antes de coisas, Deus antes do “eu”
2. Solidariedade (pois uma encoraja o outro)
3. Atenção, pois cada indivíduo é capaz de perceber e manifestar cuidado especial as carências do outro.

Conclusão:
A família foi criada não somente para a felicidade do homem, mas também para a glória de Deus (Rm 11.36), e ela alcança esse maravilhoso propósito divino quando cumpre alegremente seu papel, que é a de espalhar o conhecimento de Deus, ser “o sal e a luz” do mundo. A sociedade é formada por milhares de núcleos familiares, família sadia é o mesmo que igreja, bairro e cidades sadios. A restauração do lar não está nas mãos do governo, empresários ou de alguma ONG, em especial, mas em cada um de nós.
Que Deus continue sendo a rocha firme das estruturas familiares de nossas igrejas e o que desejo em nome de Jesus Amém!!!


Antonio Luis Garcia França

Nenhum comentário:

Postar um comentário