sexta-feira, 19 de junho de 2009

O terceiro capítulo da tese apresentada pelo professor e doutor Luiz Carlos Ramos


O tema da tese de doutorado apresentada em 2005 por Luiz Carlos Ramos ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião – Práxis e Sociedade, da Universidade Metodista de São Paulo é Pregação na idade da mídia: o desafio da sociedade do espetáculo para a prática da homilética contemporânea.
O terceiro capítulo dessa obra A espetacularização do discurso homilético, trata de assuntos concernentes a prática homilética na contemporânea. O presente capítulo apresenta de maneira bem clara e objetiva a maneira com que a homilética tem sido vista e utilizada em nossas comunidades. O autor usa para fundamentar seus argumentos, usa como exemplo o livro o espetáculo da vida, onde a vida é representada por um grande espetáculo, onde existem atores que representam os diversos personagens existentes na sociedade e inclusive alguns ditam as regras, por exemplo a mídias que impõem o que cada cidadão deve fazer , como agir e até mesmo pensar.
O autor faz um paralelo com a igreja, onde os pregadores se “vendem” e dessa maneira usam o púlpito para transmitir mensagens totalmente contraria proposta do Reino de Deus. E Dessa influenciados a homilética é usada para domesticar deixando os seus fieis totalmente alienados.
O evangelho é visto como mercadoria, dessa maneira, a religião se insere na economia de mercado, aquela fica legitimada por esta; e, o inverso também acontece, pois na medida em que o mercado se incorpora ao espírito religioso, aquele fica legitimado pela religião. Pode-se afirmar que a ideologia da religião-mercadoria é sustentada e promovida
por uma homilética articulada segundo os princípios e valores da sociedade espetacular.
Já que o evangelho se tornou uma mercadoria, o importante é vender e para isso “tudo é válido”, Podemos perceber claramente que aos valores do Reino estão invertidos, e isso afeta diretamente a caminhada de nossas comunidades de fé, os cultos são realizados em casas de show, liturgia não existe mais, reverencia é uma palavra que não mais faz parte dessa nova “forma de igreja” o que conta é a imagem pois as pessoas são valorizadas pelo que tem e não pelo que são, pois a imagem soluciona o problema das contradições e facilita a dissolução das tensões lógicas. “O discurso espetacular faz calar”, portanto, “tudo o que não lhe convém, ou seja, é proibido pensar.
Para que o objetivo da venda seja realizado “vale tudo, dessa maneira os temas das prédicas são tirados do cotidiano dos fiéis e limita-se a estereótipos de felicidade, de sucesso, de vitória e de poder, ou seja, a mensagem é oferecida de acordo coma necessidade do cliente, pois dessa maneira a “venda” será efetivamente realizada. Par isso é criado verdadeiras linhas de produção que funcionam com a base na lógica de A exegese e a memória são, portanto, desnecessárias ao telehomileta. Mais do que isso, são indesejáveis, pois coloca em risco sua credibilidade e em dúvida as suas verdades espetaculares. Os programas são concebidos para satisfazer a audiência, e são oferecidos conforme a demanda: programas de auditório, esportes e variedade, novelas, noticiários, comédias e dramas, documentários. Para evitar prejuízos, as emissoras monitoram permanentemente sua audiência, para orientar sua “linha de montagem”
O tema apresentado aborda a questão
Ao ler essa belíssima obra, acredito que foi aguçada a responsabilidade que como pastoras e pastores temos de preparar nossas prédicas com responsabilidade e conteúdo. Viemos em uma sociedade onde há influencia da mídia no seio de nossas comunidades, afetando assim diretamente a prédica, e transformando nossas igrejas em verdadeiros comércios religiosos, onde a mídia dita as regras e as pessoas pertencentes a esse meio obedecem, por estarem totalmente domesticado, mediante isso somos chamadas/os para não nos conformar com essa situação e usar nossos púlpitos para transformar as mentes e os corações.


RAMOS, Luiz Carlos. Principio , meio e fins da homilética: memória, presença e esperança in: A pregação na Idade Mídia : os desafios da sociedade do espetáculo para a prática homilética contemporânea. São Bernardo do Campo, 2005..Tese (Doutorado em Ciências da Religião – Práxis e Sociedade) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005

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