sexta-feira, 19 de junho de 2009

A pregação na Idade Mídia : os desafios da sociedade do espetáculo para a prática homilética contemporânea.


sintese do segundo capítulo da tese apresentada pelo professor e doutor Luiz Carlos Ramos

O segundo capítulo da tese apresentada pelo professor e doutor Luiz Carlos Ramos tem como elementos principais de estudo os substantivos discurso e homilética. É apresentada uma teoria geral dos princípios homiléticos que busca dar ênfase nos aspectos teóricos que fundamentam uma teologia da proclamação. As principais referencias que fundamentam essa pesquisa homilética são a bíblica, sistemático-histórica e pastoral. As principais ferramentas interdisciplinares do procedimento homilética são a exegese, a hermenêutica e a retórica. Ao longo do capítulo o autor citas informações e termos presentes na elaboração e no exercício prático de diversos filósofos como Aristóteles, Sócrates e Platão, Freud e também usa autores contemporâneos como Marilena Chauí, Roland Barthes e Luis Maldonado.
Afim de esclarecimento , o autor refaz uma volta ao passado, especialmente no período em que os gregos inventam a democracia , que tem como objetivo principal à idéia de que todos os cidadãos gregos tivessem a possibilidade e exercer em suas assembléias o direito de expressar seus pensamentos através da voz, ou seja, proporcionar a todos o direto da fala. Porém esse esforço tinha como empecilho de ser realizado efetivamente com sucesso devido o fato de que as mulheres, crianças e escravos eram excluídos do grupo das pessoas que eram tidas como cidadãos gregos.
Segundo o autor a homilética é uma ciência que tem como fundamento a bíblia, sistemática e pastoral tendo como motivação a vida cotidiana das pessoas inseridas em uma comunidade de fé. Uma vez que essas pessoas têm a Bíblia como regra de fé a exegese é um instrumento de muita importância para explicar e aproximar o texto à realidade e há espaço para dialogar com as outras ciências dentro da homilética.
Exegese e hermenêutica têm a mesma raiz etimológica que consiste em explicar, porém possuem características diferenciadas. Uma é usada para explicar o passado, onde abrange a questão histórica, cultural literal, etc, tem um caráter mais cientifico, já a hermenêutica é usada para explicar o presente . A teologia sistemática e a homilética são ferramentas utilizadas para interpretar e atualizar a mensagem bíblica de diferentes épocas, possibilitando uma nova leitura e um outro sentido aos textos bíblicos. Outro instrumento importante é a teologia pastoral que é a arte de ler a Bíblia e a partir da releitura hermenêutica do texto relaciona a os acontecimentos do passado com a realidade da vida e seus diversos obstáculos.
As divisões de uma prédica devem ser contempladas com a introdução que contém o exórdio, a narração ou explicação e a preposição;o desenvolvimento que contém os argumentos com suas divisões e subdivisões e a peroração , onde geralmente apresenta um desafio pastoral. A estrutura apresentada na tese é precisa e possibilita que se construa um discurso que desperte mais interesse nos ouvintes.
O texto apresenta de forma bastante clara a importância da homilética no ministério pastoral . Acredito que é um texto completamente aplicável em nossas comunidades, ressaltando apenas que em alguns momentos será de extrema importância a utilização e um dicionário pois por vezes o autor usa termos que não estão presentes de forma expressiva em nosso cotidiano. É um ótimo instrumento na vida pastoral, uma vez que a prédica é o principal instrumento de trabalho do (a) pastor (a), e a postura tom de voz, vestes são elementos que vão compor a imagem do pregador (a). Um outro ponto que destaco no texto é a questão de que na elaboração de um sermão é fundamental que o discurso estabeleça a ligação do passado , por isso a exegese, do presente, a hermenêutica, apresentando desafios futuros presentes no cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário