segunda-feira, 30 de março de 2009

O Metodismo no alvorecer do século XX
José Carlos Barbosa
O texto de José Carlos traz como tema principal, a importância da semeadura do evangelho no território brasileiro, advindo de uma sensibilidade à necessidade de uma evangelização no país. Segundo o autor do texto, o Brasil apresentava portas abertas para a evangelização.
O que ele mostra ainda no decorrer de seus relatos é que diversa igrejas diversas igrejas atuavam no Brasil neste período e tinham também o mesmo propósito de evangelizar o povo brasileiro. No primeiro século fica mais definida a convicção de que o metodismo tinha uma afeição específica e uma tarefa singular a realizar no país. No dia 1º de Janeiro de 1901, o metodismo brasileiro celebrou o início de um novo século com uma extensa programação em todos os distritos eclesiásticos, culminado com uma série de atividades desenvolvida em Juiz de Fora.
José Carlos fala também da Conferência Anual de 1899 a qual tinha um objetivo de angariar fundos para serem aplicados no Colégio Granbery em Juiz de Fora. Algo muito importante relatado pelo autor do texto é o fato de a semente das boas novas alcançarem diversas regiões do país por pastores e evangelistas, por leigos que migravam constantemente de um canto para o outro, pelas diversas publicações metodistas, principalmente o Expositor Cristão, O Juvenil e A Revista, pelas centenas de escolas dominicais dedicada a alfabetização e educação dos pobres.
Concluindo, José Carlos de Souza fala que no início do século até 1930, ocasião em que se dá a conquista da sua autonomia, o metodismo brasileiro vai se fortalecer e conhecer uma grande expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário