sexta-feira, 27 de março de 2009

Mansagem do boletim da Igreja


Com Quantos Novos Membros Podemos Sonhar?

“Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.”
Hb 11:30

O capítulo onze de Hebreus é conhecido como A Galeria dos Heróis da Fé. São citados nominalmente quinze homens e mulheres que mudaram a sua história e a história de milhares e milhões de pessoas, inclusive a nossa. Além de citar os quinze heróis nominalmente, o texto bíblico também cita diversos fatos marcantes da história de Israel. O autor bíblico escreveu no verso 32 que lhe faltava tempo para descrever os feitos de diversos homens de Deus.
Dentre os heróis citados, o verso 30 refere-se a Josué e a queda dos muros da cidade de Jericó. Josué foi o líder dos israelitas a partir da morte de Moisés e liderou o povo de Deus na conquista da Terra Prometida, atravessando o rio Jordão e conquistando Jericó (a primeira cidade conquistada além do rio). Note um detalhe muito interessante: apesar da função tão estratégica que Josué exerceu, o seu nome não aparece na lista, somente o feito.
Pergunto: Por que o nome de Josué não aparece na lista de heróis?
1- Josué foi um discípulo de excelência.
Ele e Calebe trouxeram o relatório corajoso de que a terra era boa, tinha gigante a serem derrotados ( Nm 14:7-11).
O nome de Moisés aparece duas vezes explicitamente, e, cinco vezes implicitamente na lista ( Hb 11:23-29).
O nome de Josué não é mencionado por uma simples razão. Sem dúvida, o Espírito Santo nos desafia a olhar para o propósito, do que para as pessoas que serão usadas para este propósito.
Quando somos homens e mulheres de fé e estamos fazendo parte se uma visão de conquistar, saberemos que não é o nosso nome que tem que aparecer mais do que o nosso líder. Como disse a Pra. Suely no culto de Domingo: “somos discípulos/as de Jesus Cristo”, e nos satisfazemos quando o nome dele é exaltado e glorificado através de algo que realizamos (Ap 4:11; 5:13).
2- Josué tinha a obediência e a santidade de Jesus.
Quando Deus chamou Josué (Js 1:1-9), Ele desafiou por três vezes a que se esforçasse: esforça-te e tem mui bom ânimo! Ninguém conquista nada sem esforço. Isto é um princípio espiritual estabelecido pelo próprio Deus. Josué teve que ser um discípulo obediente e seguir cada palavra de Deus na estratégia de conquista. Assim como Jesus que foi obediente até a cruz, Josué demonstrou sua obediência a Deus.
Na narrativa do livro de Josué, encontramos que o Senhor pediu algumas atitudes a Josué que exigiram fé e disposição para obedecer, mesmo sem entender: Tirar doze pedras do Jordão; levar as doze pedras a Gilgal; rodear os muros de Jericó por sete dias; tocar shofares após a sétima volta do sétimo dia, etc.
3- Creio como Josué que podemos conquistar a terra e pensar em alcançar muitas vidas (discípulos/as) para Jesus na igreja Metodista em Vila Riva.
Quando nós homens e mulheres convocados por Deus para conquistar a terra prometida, temos o nome de Deus em nós, temos autoridade. Você pode usar o nome do maior conquistador da história: Jesus. Esse nome tem poder! Quando você tem essa aliança com Jesus, esse nome fala mais alto do que seu próprio nome.
Se a nossa igreja pensa em crescer em discípulos/as cheios do Espírito Santo de Deus, Quero entender que estamos desafiados como igreja local, a buscar ainda mais o crescimento. Peço, em nome de Jesus Cristo, a todos os irmãos, que nos ajudem na visão que Deus tem dado a nossa igreja de conquistar a terra e espalhar a santidade bíblica por toda esta cidade.
Deus abençoe a todos os queridos irmãos...
Antonio Luis Garcia França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário