quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma Análise Exegética de Atos 1:8 Parte I


ATOS DOS APÓSTOLOS – O PODER PARA TESTEMUNHAR
ANÁLISE EXEGÉTICA DE ATOS 1.8


O livro de Atos denominado dos Apóstolos deveria ser identificado, na realidade, como Atos do Espírito Santo.
Atos é o registro da ação do Espírito Santo no estabelecimento, desenvolvimento e fortalecimento do corpo de Cristo sobre a terra.
O crescimento é algo para um organismo vivo, não é diferente com a Igreja.
A Igreja cristã não deve perder a perspectiva de expansão sem perder de vista também a qualidade. Não podemos usar esse jargão da qualidade para negligenciar a expansão do reino. A qualidade é fundamental, mas um crescimento sadio e harmonioso também o é, incluindo uma organização, uma estruturação eficaz, isto é o que percebemos no texto a seguir.

Capítulo 1
Verso 1 No evangelho, Lucas escreveu o que Jesus começou a fazer e a ensinar. Em Atos, o que o Senhor continuou a fazer pelo seu Santo Espírito.
Verso 2 Jesus, antes de subir aos céus, passou ainda 40 dias falando aos Apóstolos das coisas concernentes ao reino de Deus. aqui notamos que a preparação de uma liderança é fundamental para o estabelecimento de uma missão.
Verso 4,5 A promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo é condição espiritual para a realização da obra.
Verso 1: 6-11 Os Apóstolos estavam preocupados com o tempo da restauração do reino a Israel e Jesus queria que estabelecessem a Igreja, que fossem suas testemunhas de Jerusalém até os confins da terra, pelo poder do Espírito.
Contudo o texto que gostaríamos de destacar e será alvo de nossa análise é Atos 1:8.
Continua parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário