quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mensagem de Fé


Uma das mais belas, terapêuticas, sábias e eficazes passagens da Bíblia diz: "entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais ele fará" (salmo 37:5). Bom seria se todos a tivessem escrita no batente das portas e a vivessem todo santo dia. Entretanto, mesmo ela pode ter um efeito não tão positivo, que se manifesta em pessoas que confiam - por assim dizer - demais.
Não deveríamos confundir o convite para confiar em Deus, que é a fonte de toda força e sucesso genuínos, com um chamado a viver na inércia. Há alguns dias, uma amiga perguntou minha opinião sobre o fato de que, desde que ela se converteu sua vida entrou em ponto morto. Ela não tentava mais projeto novo nenhum, não traçava planos de longo alcance porque ficava esperando a guia divina, ficava esperando que Deus lhe abrisse as portas e a empurrasse para passar por elas. Ela se ressentia disso, já que, antes da conversão, fora tão ativa e empreendedora.
Confiar não é o mesmo que parar, disse a ela depois de pensar um pouco e depois de refletir mais no assunto a conclusão é justamente a mesma. Mesmo em questões eminentemente espirituais temos que traçar planos e projetos. Paulo fez isso. Em Atos 16:6, lemos que "passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia", uma clara indicação de que os apóstolos também faziam seus planos e que pontualmente esses planos eram corrigidos pela guia de Deus. O que nos diferencia deles é, provavelmente, o que fazemos quando vemos que Deus está apontando um outro caminho...
A senha é entregar-se nas mãos dEle, entregar nosso caminho nas mãos dEle, pedir que Ele nos guie e, no instante seguinte, traçar nossos planos e seguir em frente, confiando de que Ele vai nos ajudar a ver o caminho certo e a alcançar nossas metas. Confiando, também, que esses planos, feitos depois de ter depositado a vida em Suas mãos, são por Ele inspirados.
Possivelmente na maior parte do tempo vamos caminhar sem muita certeza, mas em momento algum Ele disse que deveríamos esperar ter uma tal intimidade com Ele a ponto de ouvir Sua voz a cada instante para só então começar a agir. Não foi assim com Paulo, não será conosco.

Tenha um dia abençoado, @migos!
Antonio Luis Garcia França

Nenhum comentário:

Postar um comentário