sábado, 22 de março de 2014

"Crescei e multiplicai-vos"

"Crescei e multiplicai-vos (Bereshit\ Genesis, 1:28)

No passado, o foco principal de um casamento era o estabelecimento de uma família. De fato, a primeira mitzvá encontrada na Torá é: “Crescei e multiplicai-vos” (Bereshit, 1:28). Embora as necessidades físicas e emocionais fossem importantes, não eram primordiais, porém secundárias. Por isso, quando surgiam problemas desta natureza, o relacionamento era mantido pelas forças primárias de união, e aqueles problemas secundários podiam ser reformulados e resolvidos.

Vestes de sangue

"Após um certo período, Caim trouxe um oferecimento para Hashem do fruto da terra; e Hevel também ofereceu primogênitos de seu rebanho" (Bereshit\Genesis, 4:3)
"O fruto da terra" que Caim ofereceu para Hashem (Eterno) foi fibras de linho. Hevel (Abel) ofereceu lã do tosquio da ovelha. Quando Caim viu que Hashem rejeitou sua oferenda, enquanto que a de Hevel foi aceita, ele teve inveja e raiva e matou seu irmão.
Portanto, de certa forma, a combinação de linho e lã "lembraria" Hashem que o primeiro assassinato da história ocorreu como resultado desses oferecimentos.
Nós, o povo de Hashem, não devemos lembrar violência e assassinato nem mesmo na nossa forma de vestir.

Papai do céu na hora de fazer você Ele deve ter caprichado pra valer...

"Vamos criar o homem em Nossa imagem, semelhante a nós..." (Bereshit\Genesis, 1:26)
Como o homem pode ser criado "em Nossa imagem"? Que possível comparação pode ser feita entre Hashem e o homem? Hashem é o "pintor" e o homem é a "pintura". Como a pintura pode parecer com o pintor?
Todos os animais da criação percebem o mundo através de seus sentidos. Eles conhecem apenas o que vêem, cheiram, escutam, tocam e provam. Seu mundo é limitado a percepção imediata. O homem é diferente. A palavra hebraica para homem é Adam, que vem do radical "dimion", imaginação.
A essência do homem, de acordo com seu nome, a qualidade que o define, é sua imaginação. O homem pode se elevar acima da mera percepção física e viajar para as fronteiras do tempo e espaço em sua mente. Apenas o homem pode analisar e extrapolar o que percebe e compara.
Essa é a diferença entre o homem e seu Criador. D’us disse "Vamos fazer o homem..." com o poder de imaginação para se estender em pensamento, alcançando lugares aonde nada existiu previamente."Vamos criar o homem em Nossa imagem, semelhante a nós..." (Bereshit, 1:26)
Como o homem pode ser criado "em Nossa imagem"? Que possível comparação pode ser feita entre Hashem e o homem? Hashem é o "pintor" e o homem é a "pintura". Como a pintura pode parecer com o pintor?
Todos os animais da criação percebem o mundo através de seus sentidos. Eles conhecem apenas o que vêem, cheiram, escutam, tocam e provam. Seu mundo é limitado a percepção imediata. O homem é diferente. A palavra hebraica para homem é Adam, que vem do radical "dimion", imaginação.
A essência do homem, de acordo com seu nome, a qualidade que o define, é sua imaginação. O homem pode se elevar acima da mera percepção física e viajar para as fronteiras do tempo e espaço em sua mente. Apenas o homem pode analisar e extrapolar o que percebe e compara.
Essa é a diferença entre o homem e seu Criador. D’us disse "Vamos fazer o homem..." com o poder de imaginação para se estender em pensamento, alcançando lugares aonde nada existiu previamente.

1° Resenha Bíblica

No princípio, Hashem (Eterno) cria todo o universo, incluindo o tempo, do nada. Este processo de criação continua por 6 dias.  No sétimo dia, Hashem descansa, criando assim o universo espiritual de Shabat (Sábado), que nos acompanha a cada 7 dias.  Adam e Chava (Adão e Eva) - o casal humano - são colocados no Gan (Jardim do) Éden.  Chava é seduzida pela serpente a comer da fruta proibida da “Árvore da Sabedoria do bem e do mal”, dando este fruto também a Adam.  Transcorrendo em erro, Adam e Chava se tornam incapazes de permanecer no paraíso espiritual do Éden.  Morte e trabalho duro (tanto físico como espiritual) entram no mundo, junto com a dor de parto.  Aqui começa o trabalho de corrigir o pecado de Adam e Chava, que será o tema da história do mundo.  Caim e Hevel (Caim e Abel), os primeiros dois filhos de Adam e Chava, trazem oferendas a Hashem.  Hevel oferece o melhor de seu rebanho e sua oferenda é aceita,  mas Caim oferece o pior de suas sementes e sua oferenda é rejeitada.  Na briga que surge por isto, Caim mata a Hevel e é condenado a perambular pela terra.  A Torá (Lei, Ensinamentos) traz a genealogia de Adam e Chava até o nascimento de Noach (Noé).  Depois da morte de Shet (Sem, a humanidade submerge em maldade e Hashem decide eliminar o Homem em um dilúvio que vai inundar o mundo.  Contudo, um homem – Noach –  encontra graça aos olhos de Hashem.

segunda-feira, 17 de março de 2014

SAIA DA PRISÃO

26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
At 16:26-28

"Havia um bando de ladrões que aterrorizava os habitantes de um distante reinado. Mas após uma longa caçada, o rei finalmente conseguiu prender o bando e todos os ladrões foram jogados na prisão.

Alguns ladrões continuaram sonhando com a liberdade e, apesar da prisão ser considerada impossível de escapar, eles continuavam motivados e ficavam o tempo inteiro tramando planos de fuga e esperando a oportunidade certa. Mas os outros ladrões com o tempo se acomodaram, se acostumaram com a ideia de que estavam presos e que sua liberdade havia acabado para sempre.

Certo dia, os portões da prisão amanheceram abertos. Tudo o que faltava para a sonhada liberdade era apenas se levantar e sair da prisão. Aqueles que ansiavam pela liberdade assim fizeram, e facilmente escaparam. Mas os outros, apesar das portas abertas, permaneceram na prisão, e pelos mais variados motivos. Alguns não acreditaram que as portas da prisão estavam realmente abertas. Outros tiveram medo de sair por causa do desconhecido, não sabiam o que os esperaria do lado de fora. E um terceiro grupo permaneceu na prisão apenas pela força do hábito. Já estavam tão acostumados com a ideia de estarem confinados dentro daquela estreita cela que já não podiam mais se imaginar completamente livres"

Assim acontece conosco. Vivemos em uma prisão, mas que está trancada apenas em nossas mentes. Uma prisão que nos limita, que não nos deixa crescer, que não nos deixa perceber nosso verdadeiro potencial. Se quisermos a liberdade verdadeira, o primeiro passo é querer sair. Pois uma das piores desgraças para o ser humano é quando abrimos mão da nossa liberdade e aceitamos viver uma vida de prisioneiros, mesmo quando as portas para escapar estão completamente abertas...