segunda-feira, 23 de novembro de 2009


Gen 1:1-5

A perícope abrange a introdução eo primeiro dia da criação. Salmo 29 lida com a aparência de Deus em uma tempestade - uma manifestação epifania / da glória de Deus. Ele termina com uma afirmação da realeza de Javé e uma oração a Deus para dar força e paz para o povo de Deus. Gênesis 1:1 é uma cláusula dependente que é completada por v. 3.

Quando Deus começou a criar os céus ea terra - ah, a propósito, a terra era um vazio sem forma ea escuridão cobria a face do abismo - Então Deus disse: "Haja luz". Estritamente falando, Gênesis 1 não afirma creatio ex nihilo. As coisas do mundo estava lá quando Deus começou o processo criativo. Dias 1-3 paralelo de execução para 4-6. Light - separação das águas acima e abaixo da cúpula "- criação de terras e usinas é compensada pela criação de um grande, um pouco, e as estrelas - criação de coisas que vivem sobre um fundo azul (aves e peixes) - criação de animais e da mulher e do homem. Oito eventos são montados em seis dias, com dias 3 e 6 com dois eventos cada.

Há também um movimento de cima para baixo para que o leitor é informado de que a ação real será aqui em baixo na terra e não no céu em algum lugar. A criação de luz se encaixa bem com um tema epifania e pode ser desenvolvido em diversas direções.